“Caravana da Transparência” da CGE leva orientação aos funcionários da Casal

Foram elucidadas dúvidas sobre a legislação e sua aplicação no ambiente de trabalho

Caravana foi momento para fortalecer a transparência na Casal e uma renovação do conhecimento dos funcionários

Caravana foi momento para fortalecer a transparência na Casal e uma renovação do conhecimento dos funcionários

Cerca de 30 servidores da Companhia de Saneamento de Alagoas participaram, na manhã dessa terça-feira (17), de um evento educativo organizado pela Controladoria Geral do Estado (CGE) em parceria com a Assessoria de Governança e Transparência da Casal. A ação teve por objetivo orientar e capacitar o funcionalismo da Companhia sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI) e como essa legislação deve se inserir no ambiente de trabalho da empresa.

Na ocasião, as palestrantes Bruna Cansanção, superintendente de Correição e Ouvidoria da CGE, e Fabrícia Oliveira, responsável pelo monitoramento da Lei de Acesso na CGE, explicaram no que consiste a lei, as prerrogativas éticas que enseja e que obrigações acrescenta sobre os funcionários da Casal. Entre os pontos de destaque, citou-se o direito de todo cidadão requerer informações à Companhia sem necessitar revelar sua motivação e que a empresa, por sua vez, deverá fornecer essa informação no prazo estipulado pela lei.

“A transparência é importantíssima para a sociedade, ela é o grande antídoto da corrupção e um instrumento importante para o controle social”, destacou a superintendente. No tocante às relações entre CGE e a Casal, ela ressaltou que “essa palestra resulta num aprendizado tanto para a Controladoria, porque passa a entender a realidade do órgão e do que ele precisa para atuar em consonância com a lei, quanto para a Companhia, pois passa a compreender as diretrizes legais e como deve, por sua vez, se adequar a essa realidade.”

Já de acordo com Glória Cortez, assessora de Governança e Transparência da Casal, a palestra “é um momento para fortalecer a transparência na Casal e uma renovação do conhecimento. A diretoria da empresa abraça toda essa força de trabalho para seguir no foco da transparência”.